Fontes de Energia no Brasil
A energia movimenta a indústria e os meios de transporte, viabiliza as atividades comerciais e alimenta uma gama de equipamentos domésticos e pessoais. No entanto para a energia encontrada na natureza chegue até a população é preciso transformá-la nas refinarias de petróleo, nas usinas hidrelétricas, nas termelétricas, nas termonucleares, nas carvoarias que transformam a lenha em carvão vegetal etc.
O Brasil é um país muito rico em recursos naturais possui várias fontes de energia e então vários tipos de usinas trabalhando no seu território. As principais Fontes de energia no Brasil são água, petróleo, carvão mineral, álcool, carvão vegetal, xisto e energia nuclear.
O Brasil também apresenta grande capacidade para a produção de energias limpas como a eólica ou a solar.
Nesse trabalho falaremos mais detalhadamente sobre os tipos de energia do Brasil, o que é, onde pode ser encontrada, onde são utilizadas, quais são renováveis e quais não são renováveis.
SUMÁRIO
FONTES DE ENERGIA NO BRASIL
1. Conceito de fontes de energia
No decorrer do tempo à energia sempre vem passando por constantes transformações sem que houvesse perda ou ganho, ou seja, ela sempre se conservou apenas se transformou.
As fontes de energia são de fundamental importância, em especial na atual sociedade capitalista. Essas substâncias, após serem submetidas a um processo de transformação, proporcionam energia para a realização de atividades como iluminação, locomoção de veículos, funcionamento de equipamentos eletrônicos etc. Elas podem ser renováveis ou não-renováveis.
2. Fontes de energia no Brasil
As principais fontes de energia do Brasil são: petróleo, água, carvão mineral, lenha e carvão vegetal, álcool, xisto e a energia nuclear.
Pensando no futuro muitas dessas principais fontes de energia no Brasil vão acabar como o caso do petróleo que é um recurso não renovável. Por esse e outros motivos o