Expressão do valor de uma grandeza física através da propagação de incerteza, utilizando paquímetro e micrômetro
Resumo: O objetivo da experiência realizada era determinar, com precisão, a densidade do material das esferas de aço e de chumbo, utilizando os conceitos de propagação de incerteza, e também de grandezas físicas. Primeiramente medimos a sua massa, utilizando a balança e em seguida realizamos as medições dos diâmetros das esferas com instrumentos precisos, como o paquímetro e o micrômetro. Foi realizada a média destes resultados obtidos, e em seguida calculada a incerteza de cada instrumento. Com todo esse processo nós percebemos que o cálculo da densidade é simplório, porém envolve outros conceitos importantes como o de massa e volume.
Palavras-chave: densidade, grandeza física, incerteza.
INTRODUÇÃO.
Neste trabalho, o problema que irá se resolver é como determinar a densidade de duas esferas: a esfera de aço e a esfera de chumbo. Utilizando os conceitos de grandeza física e propagação de incerteza, além da habilidade criada no uso do paquímetro e micrômetro. O objetivo, portanto, é determinar, com precisão, a densidade do material das esferas que foram nosso objeto de estudo.
A importância de determinar a densidade de materiais está relacionada significativamente com a engenharia, que pode resolver problemas como: descobrir a quantidade de partículas de algum gás que ocupa um certo volume; saber qual seria o número de cargas que atravessam certa área de um condutor, ou até o densímetro nas bombas de combustível, para saber a quantidade de água misturada no álcool hidratado.
Após medirmos o diâmetro das esferas diversas vezes, utilizando o paquímetro e o micrömetro, calculamos a incerteza dos instrumentos à partir da fórmula: s(¯d)=√(1/(n(n-1)) ∑_(i=1)^n▒(d-¯d)^2 ) onde ¯d é a média dos diâmetros e (d-¯d)^2 é o quadrado da respectiva medida do diâmetro subtraído pela média dos diâmetros. é o número de medidas.