Apostila de Fisica
NOÇÕES SOBRE ERROS E INCERTEZAS EM MEDIÇÕES
Carlos Alberto M. D. Ferraz
UNISAL
2º semestre de 2008
Introdução à Teoria de Medidas
1. Objetivos
Este experimento tem como objetivo de familiarizar com o uso da trena, micrômetro, paquímetro e balança digital observando os respectivos valores de fundo de escala e a menor divisão. Com esses instrumentos serão efetuadas medições de massa, e dimensões físicas de vários objetos com a finalidade de calcular a sua densidade utilizando a teoria elementar de erros e propagação de erros e comparar os resultados obtidos com os valores conhecidos de densidades.
2. Introdução Teórica
A obtenção de uma medida correta passa pela escolha do instrumento de medida. Qualquer que seja o instrumento, sua escala possui um intervalo mínimo de leitura, que define a sua precisão.
Toda medição efetuada está afetada de uma incerteza. No caso de instrumentos com escalas simples, como a régua milimetrada, a trena e o micrômetro, a incerteza pode ser considerada como metade da menor divisão. No caso do paquímetro que possui uma escala especial, o nônio ou vernier, a incerteza padrão é dada pela precisão que pode ser 0,02mm ou 0,05mm, dependendo do número de divisões do nônio. No caso de uma balança digital ou cronômetro, a incerteza é definida pelo fabricante em manuais ou anotada no próprio instrumento.
A quantidade de algarismos significativos a serem apresentados nos resultados é definida pela precisão dos instrumentos utilizados. Se a trena tem ima incerteza de 0,5mm, o resultado deverá ser apresentado com uma casa de precisão. Se o paquímetro tem uma precisão de 0,05mm, o resultado deverá ser apresentado em duas casas decimais.
Para determinar o valor de uma grandeza podemos executar várias medidas ou uma única medição.
2.1 Determinação de uma grandeza com várias medidas
No caso de várias medições utilizamos métodos estatísticos para analisar os resultados. Na