Roteiro Experimento 1 - Dimensões
Roteiro: Experimento #1
Dimensões e densidades de sólidos
Edição: 3º Quadrimestre 2014
“O LIVRO DA NATUREZA ESTÁ ESCRITO EM CARACTERES MATEMÁTICOS”
(GALILEU GALILEI)
Objetivos:
Parte I
• Aprender os conceitos básicos e fundamentais de metrologia e da expressão de valores experimentais, através da realização de medidas diretas de dimensões de sólidos. • Aprender a utilizar o paquímetro, o micrômetro e a balança digital para fazer medições e avaliar as respectivas incertezas.
• Medir a massa e as dimensões de peças sólidas de diferentes formatos e materiais e apresentá-las junto às suas incertezas.
Parte II
• Calcular o volume de uma das peças sólidas e a densidade do material com o qual é construída esta peça.
• Aprender os cálculos e procedimentos associados à propagação de incertezas, através do cálculo das incertezas nos valores do volume e da densidade de um sólido. • Identificar o material da peça, através dos valores experimentais, com respectivo grau de confiança, a partir das incertezas obtidas.
• Aprender técnicas para elaboração de Relatório Técnico.
1- Introdução
Para obtermos o valor de um mensurando é fundamental o controle e a determinação da incerteza de todas as grandezas de influência deste mensurando. Uma forma de sistematizar a relação entre estas grandezas e o mensurando é o diagrama de
Ishikawa (ou diagrama espinha-de-peixe) [12].
Uma vez fixadas estas relações, inicia-se o processo de medição do mensurando e das grandezas de influência. O processo só será concluído quando for determinada a incerteza do mensurando, que será a combinação de todas as incertezas envolvidas.
Observamos que todas as incertezas podem ser classificadas entre incertezas do tipo A
(estatísticas) e do tipo B (não estatísticas).
Por exemplo, para realizar medidas de dimensões de sólidos podemos utilizar uma régua comum, cuja menor divisão normalmente é o milímetro. No entanto, para se
obter