EXPRESSIONISMO
EXPRESSIONISMO
Foi um movimento artístico e cultural de vanguarda surgido na Alemanha no início do século XX, transversal aos campos artísticos da arquitetura, artes plásticas, literatura, música, cinema, teatro, dança e fotografia. Mais do que meramente um estilo com características em comum, o Expressionismo é sinónimo de um amplo movimento heterogéneo, de uma atitude e de uma nova forma de entender a arte, que aglutinou diversos artistas de várias tendências, formações e níveis intelectuais. O movimento surge como uma reacção ao positivismo associado aos movimentos impressionista e naturalista, propondo uma arte pessoal e intuitiva, onde predominasse a visão interior do artista – a "expressão" – em oposição à mera observação da realidade – a "impressão".
CONTEXTO HISTORICO;
Seu marco ocorreu na Alemanha,especificamente no período após a Primeira Guerra Mundial, onde atingiu vários pintores num momento em que o país atravessava um período de guerra. As obras de arte expressionistas mostram o estado psicológico e as denúncias sociais de uma sociedade que se considerava doente e na carência de um mundo melhor. Pode-se dizer que o Expressionismo foi mais que uma forma de expressão, ele foi uma atitude em prol dos valores humanos num momento em que politicamente isto era o que menos interessava.
PRINCIPAIS CARACTERISTICAS
- Deformação da imagem visual e cores resplandecentes, vibrantes, fundidas ou separadas. - O pintor recusa o aprendizado técnico e pinta conforme as exigências de sua sensibilidade.
- O pincel (ou a espátula) vai e vem, fazendo e refazendo, empastando ou provocando explosões. - Preferência pelo patético, trágico e sombrio. O artista vive não apenas o drama do homem, mas também da sociedade.
PRINCIPAIS AUTORES
O principal precursor deste movimento foi o pintor holandês Vincent Van Gogh, que,