Expressionismo
Vincent Van Gogh
Expressionismo
O Grito (Munch)
Salvador/BA
07/2012
Conceito:
O objetivo dos expressionistas era expor a sua realidade interior em sua obra, sendo cada feito uma expressão do seu eu interior, um processo subjetivo e individual, já que cada artista possui um mundo interior diferente.
Principais características:
Pesquisa no domínio psicológico
Cores resplandecentes, vibrantes, fundidas ou separadas
Dinamismo improvisado, abrupto, inesperado
Pasta grossa, martelada, áspera
Técnica violenta: o pincel ou espátula vai e em, fazendo e refazendo, empastando ou rovocando explosões
Preferência pelo patético, trágico e sombrio.
História:
O nome expressionismo foi cunhado somente em 1911 pela revista Der Sturm, mas suas obras começaram com Van Gogh e Edvard Munhc. A principal concentração expressionista foi a Alemanha, onde, em função do pós Primeira Grande Guerra, como um movimento de expressão social e política. Já na América Latina era utilizado principalmente como forma de manifestação política.
O expressionismo abriga em si diversas formas diferentes de manifestações artísticas e tendências, tendo tido particularidades em cada local no qual foi seguido pelo mundo a fora e diferentes interpretações de acordo com cada tipo diferente de arte.
Principais Autores:
Paul Cézanne(1839-1906) – sua principal tendência foi converter os elementos naturais em figuras geométricas - como cilindros, cones e esferas – que se acentuou cada vez mais, de tal forma que se tornaria impossível para ele recriar a realidade segundo “impressões” captadas pelos sentidos.
Vicent Van Gogh(1853-1890) – empenhou profundamente em recriar a beleza dos seres humanos e da natureza através da cor, que para ele era o elemento fundamental da pintura. Foi uma pessoa solitária. Interessou-se pelo trabalho de Gauguim, principalmente pela sua decisão de simplificar as formas dos seres, reduzir os