Express O
Do latim expressĭo, uma expressão é uma declaração de algo para dá-lo a entender. Pode tratar-se de uma locução, de um gesto ou de um movimento corporal. A expressão permite exteriorizar sentimentos ou ideias: quando o acto de expressar transcende a intimidade do sujeito, converte-se numa mensagem transmitida do emissor a um receptor.
Existem diferentes formas de expressão de acordo com a linguagem utilizada. As mais habituais são a expressão oral (que se concretiza através da fala) e a expressão escrita (através da escrita). Cada vez que uma pessoa estabelece uma conversa com outra, está a recorrer à expressão oral. De igual modo, quando um indivíduo vai a caminhar na rua e encontra cartazes com informação (anúncios, publicidades, etc.), trata-se de expressões escritas.
A vida quotidiana também implica numerosas situações de expressão corporal (o comportamento exterior, seja espontâneo ou intencional) e de expressão facial (manifestação de emoções através do rosto). No caso da expressão corporal, pode tratar-se de uma manifestação artística, como a dança.
Outras expressões artísticas são a expressão literária (a literatura), que inclui a expressão poética, e a expressão teatral (as obras que utilizam a linguagem cénica)
A ideia de expressão também se associa à demonstração. Os presentes ou as recordações são considerados como expressões de afecto (quem oferece transmite o seu carinho pela pessoa que recebe a prenda). Também se pode falar de expressão de descontentamento ou desconformidade quando alguém manifesta o seu desagrado face a una situação: “Numa forte expressão de descontentamento, milhares de manifestantes protestaram contra a medida do governo”.