Express
MILLENA DANTAS DE SOUZA 21
VANGUARDAS EUROPEIAS
Expressionismo
SANTOS | PROFa: ANGELICA
03/15
Sumario
1. INTRODUÇÃO 3
2. A ORIGEM 3
3. HISTORIA 3
4. CONCEITO 4
5. CARACTERISTICAS 5
6. ARTISTAS 5
6.1 Gauguin 5
6.2 Van Gogh 6
6.3 Toulouse-Lautrec 7
6.4 Munch 7
7. OBRAS 8
7.1 O Grito 8
7.2 Quarto em Arles 9
8.CONCLUSÃO 9
9. REFERENCIAS 10
1. INTRODUÇÃO
Denominam-se genericamente expressionistas os vários movimentos de vanguarda do fim do século XIX e início do século XX que estavam mais interessados na interiorização da criação artística do que em sua exteriorização, projetando na obra de arte uma reflexão individual e subjetiva.
2. A ORIGEM
Iniciado no fim do século XIX por artistas plásticos da Alemanha, alcança seu auge entre 1910 e 1920 e expande-se para a literatura, a música, o teatro e o cinema. Em função da I Guerra Mundial e das limitações impostas pela língua alemã, tem maior expressão entre os povos germânico, eslavo e nórdico. Na França, porém, manifesta-se no fauvismo. Após o fim da guerra, influencia a arte em outras partes do mundo. Muitos artistas estão ligados a grupos políticos de esquerda.Assim como a Revolução Russa (1917), as teorias psicanalíticas do austríaco Sigmund Freud, a evolução da ciência e a filosofia do alemão Friedrich Nietzsche o expressionismo está inserido no ambiente conturbado que marca a virada do século.
3. HISTORIA
Seu marco ocorreu na Alemanha, onde atingiu vários pintores num momento em que o país atravessava um período de guerra. As obras de arte expressionistas mostram o estado psicológico e as denúncias sociais de uma sociedade que se considerava doente e na carência de um mundo melhor. Pode-se dizer que o Expressionismo foi mais que uma forma de expressão, ele foi uma atitude em prol dos valores humanos num momento em que politicamente isto era o que menos interessava.
O principal precursor deste movimento foi o pintor holandês Vincent Van Gogh, que, com