Trabalho Individual De Crian A Abandonado No Brasil
II° semestre
agnes canuto nogueira
crianças abandonadas no brasil: um problema social ou politico?
ARARIPINA - PE
2012
AGNES CANUTO NOGUEIRA
Criança abandonadas no Brasil
Um problema social ou político?
Trabalho apresentado ao Curso serviço social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a Disciplinas: Psicologia social, sociologia, Filosofia, fundamentos Históricos, teóricos e metodológicos do serviço Social II.
Prof. Lisnéia Aparecida Rampazzo, Sergio de Góes Barboza, Adarly Rosana, Márcia Bastos.
ARARIPINA - PE
2012
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como o objetivo principal abordar especialmente as questões referentes ao abandono de crianças no Brasil, relacionando todos os temas de conhecimento nas disciplinas estudadas no segundo semestre. Será mostrada a historia do abandono de criança no Brasil e as políticas sociais adotadas pelo Governo Brasileiro, desde o inicio do século XX até os dias atuais. Será abordado também, a implementação do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) instrumento esse que se consolidou os direitos e deveres da criança e do adolescente no Brasil, e a grande importância que a escola, a família e o Governo exercem no processo de socialização das crianças.
Neste trabalho também será exposto a gravidade dessa situação, bem como as alternativas usuais para amenizar a situação problemática.
2. DESENVOLVIMENTO
Ouvir e falar sobre crianças abandonadas sõa coisas muito tristes, principalmente quando se imagina uma mãe ou um pai abandonando os seus filhos, deixando-o muitas vezes com fome, ou mesmo a beira do óbito. Hoje ao estudar profundamente o assunto, conhece-se a verdadeira dimensão real do problema, e vem logo a pergunta: O que se tem feito e o que foi feito nesses últimos anos?
Algum tempo atrás, era raro ouvi falar sobre crianças deixadas em orfanatos ou em casas de