Relat rio 1
Tabela 1. Materiais e reagentes utilizados
MATERIAIS
REAGENTES
Bastão de vidro
Cloreto de cálcio
Espátula
Cloreto de sódio
Tubos de ensaio
Magnésio metálico
Estante para tubos de ensaio
Sulfato de alumínio
Papel Indicador Universal
Sulfato de zinco
Pipeta 5ml
Solução de hidróxido de sódio 0,1 mol/L
Vidro de relógio
Solução de ácido clorídrico 10%
Solução de hidróxido de sódio saturada
PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
1- Hidratação e Deliquescência
Colocou-se uma pequena quantidade de cloreto de cálcio (CaCl2) e cloreto de sódio (NaCl) em dois vidros de relógio. Ambas as amostras foram deixadas ao ar livre para que pudessem ser analisadas ao final da prática.
2- Hidrólise, deslocamento e anfoterismo 2.1) Adicionou-se 1mL da solução de sulfato de alumínio em um tubo de ensaio e em seguida verificou-se o pH da solução. Em seguida adicionou-se uma fita de magnésio anotando o resultado obtido. 2.2) Adicionou-se em quatro tubos de ensaio soluções de sulfato dos cátions: ZN2+, Fe3+, Na+ e Mg2+ e em seguida, com o auxílio de um bastão de vidro, mediu-se o pH das soluções com o papel indicador universal. Acrescentou-se, à cada tudo de ensaio, fitas de magnésio observando as reações ocorridas. 2.3) Adicionou-se 1,0ml de uma solução de Al(SO4)3, ZnSO4, MgSO4, e Fe2(SO4)3 em dois tubos de ensaio de cada solução e gotejou-se uma solução de hidróxido de sódio 0,1mol/L até a precipitação dos mesmos.
2.4) Em um dos tubos de cada solução contendo precipitado, adicionou-se , gota a gota, solução aquosa de HCl 10%. Em seguida, no outro tudo de cada solução, foi adicionado NaOH até o aparecimento de excesso de base, observando se houve dissolução do precipitado nos tubos.
REFERÊNCIAS