Exposi O Ocupacional Ao Frio
Quais atividades laborais estão relacionadas à exposição ocupacional ao frio?
Várias atividades laborais podem expor os trabalhadores aos danos provocados pelo frio. Entre elas, temos atividades realizadas em câmaras frigoríficas (câmaras frias), trabalho de embalagem de carnes e outros alimentos (frutas, sorvetes e pescados), operação portuárias (manuseio de cargas congeladas) e diversas outras ocupações.
Quais os riscos do trabalho em ambientes frios?
O trabalho em ambientes frios representa um risco importante à saúde dos trabalhadores, que pode causar desconforto, doenças ocupacionais, acidentes do trabalho, e, algumas vezes, até a morte. As lesões mais graves causadas pelo frio são decorrentes da perda excessiva de calor do corpo, que é chamada hipotermia.
A situação de trabalho que mais contribui para o surgimento da hipotermia e outras lesões ocupacionais causadas pelo frio é a exposição ao vento e à umidade. Alguns fatores podem piorar os efeitos do frio, como alergias, problemas circulatórios, tabagismo, ingestão de bebidas alcoólicas e uso de alguns medicamentos.
OS AGENTES BIOLÓGICOS
Considera-se como sendo agentes biológicos animais, plantas e outros seres vivos (bactérias, fungos, protozoários etc.) que potencialmente podem causar doenças ou lesões, em graus variados, aos seres humanos ou a outros organismos
Os agentes biológicos são igualmente denominados patógenos
Não se deve confundir agente biológico com vetor. Este último é caracteristicamente um ser vivo (notadamente os insetos) que veicula um determinado patógeno a outro ser vivo (como é o caso dos mosquitos dos gêneros Anopheles, Aedes, Culex, Phlebotomus etc.)
Os agentes biológicos ocorrem no mundo inteiro, em quaisquer habitats (aquáticos, terrestres e em suspensão na atmosfera). Há, entretanto, uma maior riqueza e abundância de espécies nas regiões pantropicais e equatoriais
DEFINIÇÃO: São aqueles que incluem infecções agudas ou crônicas, parasitose,