Cristiana Martins Tipografia
BELL CENTENNIAL
Bold Listing
ABCDEFGHIJKLM
NPQRSTUVWXYZ
abcdefghijklm npqrstu vwxyz
1234567890
Name & number
ABCDEFGHIJKLM
NPQRSTUVWXYZ
abcdefghijklm npqrstu vwxyz
1234567890
Bell Centennial é uma tipografia desenhada por Matthew Carter que surgiu em
1976 quando foi necessária a substituição de Bell Gothic quando AT&T procurava uma nova família tipográfica para as suas listas telefônicas, a fonte tinha de ser legível em tamanhos muito pequenos, corpo 6, em papel de jornal altamente absorvente e de baixa qualidade. Para isso Carter criou esta tipografia com características, graficamente, muito peculiares.
Aa y
Sem serifa
Transitional Sans
Serif
Baixo contraste
Letra com aparencia grande dada a sua altura de x
Ascendente curta
Descendente curta
Sub Caption
ABCDEFGHIJKLM
NPQRSTUVWXYZ
abcdefghijklm npqrstu vwxyz
1234567890
Address
ABCDEFGHIJKLM
NPQRSTUVWXYZ
abcdefghijklm npqrstu vwxyz
1234567890
O que torna esta Família tipográfica de quatro pesos tão especial é o seu design único e a função que o mesmo desempenha, sendo que a fonte não foi desenhada com as características que tem para embelezamento mas por uma questão de pura funcionalidade. A cada caracter foi adicionado umas falhas chamadas ink traps para que a tinta ao espalhar no papel completasse as falhas nas letras tornando assim a fonte legível e sem burrões de tinta em tamanhos muito pequenos, esta é de todas a principal característica diferenciadora desta fonte, mas não a única. O facto de ter formas muito abertas também ajuda. Carter usou remates quadrados em letras com traços curvos, como o A minúsculo, o fato das letras não terem remates horizontais, e terem sido estreitadas e diminuídas as curvas em letras como o y.
Assim as letras respiravam melhor, e não corriam risco de se fundir umas com as outras. Os números tiveram um desempenho frucal na criação desta família tipográfica, Carter garantiu a distinção prefeita entre números como 5 e o 6.
Carter Acrescentou mais dois pesos