Exploração de petróleo offshore
Resumo
O artigo é o resultado de uma pesquisa que apresenta de forma sintetizada, como ocorre a exploração de petróleo no segmento offshore: explicando os conceitos físicos de alguns aparelhos e suas aplicações para a descoberta de novos poços de petróleo, como o gravímetro e o sonar, a pesquisa também expõe os procedimentos e analises que são consideras para a exploração de petróleo offshore e as principais plataformas utilizadas na exploração.
Palavras- chave: Offshore, Petróleo, Plataformas de Exploração.
Introdução
O Petróleo é um combustível fóssil de larga utilização na sociedade atual, devido a essa grande demanda a procura por novos poços de petróleo é de grande necessidade. A seguir será apresentado o funcionamento da exploração de petróleo em alto mar.
O desenvolvimento de um campo de petróleo envolve vários aspectos da engenharia, muito deles intrinsecamente relacionados à localização do campo, ao programa de perfuração, ao dimensionamento da unidade que suportará a produção e a definição dos métodos de elevação de óleo e gás. Constitui-se um item fundamental no projeto a correta análise das características do reservatório produtor para a definição do programa de produção do hidrocarboneto. Finalmente, os resultados definirão a viabilidade do desenvolvimento de um campo de petróleo. O projeto de desenvolvimento de um campo visa a maximização da recuperação de petróleo e um custo mínimo operacional e de investimento de capital
Exploração Offshore
Existem diversas técnicas utilizadas para a possível descoberta de novos poços de petróleo, primeiramente são estudados os traços terrestres através de mapas e satélites, juntamente com a utilização de um equipamento chamado gravímetro. Esse aparelho detecta sutis variações da gravidade, podendo indicar a presença de um fluxo de petróleo.
O funcionamento do gravímetro segue as Leis de Newton da Gravitação, a Pesquisa Gravimétrica é baseada