A influência do petróleo na dinâmica econômica das cidades: um estudo
São Luís/MA - 2007
D
GH]
A influência do petróleo na dinâmica econômica das cidades: um estudo comparativo entre Macaé (Brasil) e Aberdeen (Reino Unido)
Rafael CORRÊA BORBA (1); Vinicius DE MOURA OLIVEIRA (2); Romeu E SILVA NETO
(3)
(1) CEFET Campos; (2) CEFET Campos; (3) CEFET Campos
RESUMO
Este artigo pretende expor e analisar os impactos provocados pelo declínio das atividades de exploração e produção (E&P) de petróleo no Mar do Norte na cidade escocesa de Aberdeen, comparando-os com o município brasileiro mais impactado pela produção de petróleo na Bacia de Campos, a cidade de Macaé, que possui particularidades semelhantes com Aberdeen. A cidade escocesa se estabeleceu como um importante centro industrial e uma das regiões mais prósperas da Escócia, devido principalmente à importância e diversidade das suas indústrias, além da sua localização, infra-estrutura e versatilidade econômica.
Atualmente, Aberdeen é a base britânica da exploração offshore de petróleo no Mar do Norte e sofre com a redução de empregos em virtude do declínio da produção de petróleo, um problema que o município de
Macaé – “Capital Brasileira do Petróleo” - enfrentará mais tarde, se não promover ações que direcionem os recursos provenientes dos royalties para o fomento de outros setores ligados às vocações regionais e para o desenvolvimento de novas potencialidades.
Palavras-chave: Petróleo. Desenvolvimento Econômico. Empregos.
INTRODUÇÃO
No decorrer do século XX, a industrialização mundial foi marcada pela consolidação do petróleo como principal fonte de energia primária. Com o desenvolvimento da indústria automobilística e da aviação, sobretudo a partir da 1ª Guerra Mundial e, mais enfaticamente, a partir da 2ª Guerra
Mundial, o petróleo tornou-se o paradigma energético mundial.
declinante, o petróleo ainda é a principal fonte energética e o