Explique Os Conceitos De Polis
A Polis é cidade, entendida como a comunidade organizada, formada pelos cidadãos (politikos), que são homens nascidos no solo da Cidade, livres e iguais, portadores de dois direitos inquestionáveis, a isonomia (igualdade perante a lei) e a isegoria (o direito de expor e discutir em público opiniões sobre ações que a Cidade deve ou não deve realizar). A polis corresponde de maneira imperfeita ao que chamamos de Estado hoje em dia como leis, serviços públicos entre outros.
Civitas traduz a palavra latina de polis, onde é a cidade como ente público e coletivo. O civitas corresponde à cidadania, onde refere os direitos e deveres de cada cidadão.
Res publica é a tradução latina para ta politika, significando, portanto, os negócios públicos dirigidos pelo populus romanus, isto é, os patrícios ou cidadãos livres e iguais, nascidos no solo de Roma. Res publica é a origem da palavra republica, também é uma expressão latina que significa “coisa do povo”, ou seja, algo que não é privado e sim de muitas pessoas do povo.
2. Explique o que é despotismo, explicando suas diferentes formas.
O despotismo foi uma forma de poder absoluto, uma forma de governo que se concentrava em apenas um governante, o rei o despotismo pode se parecer com uma ditadura. Tinha o chefe de família cuja autoridade era pessoal e arbitra lia, decidindo sobre a vida e a morte de todos os membros do grupo, e tudo depende da vontade de quem estar no poder.
Suas formas: despótico ou patriarcal era exercido pelo chefe de família sob uma união de famílias que se ligava a ele de dependência econômica e militar.
Total quem tinha o poder podia decidir o que era aceitável ou não era inquestionável sua decisão.
Incorporado ou corporificado o detentor do poder figurava em seu próprio corpo as características do poder, apresentando-se como manifestação da própria comunidade. Sua cabeça encarnava a autoridade que dirige, seu peito