A Natureza E Funcoes Da Literatura Versao Final
A literatura é um termo que suscita vários conceitos desde a raiz dessa palavra até a seleção do que é e do que não é literatura. O que refere-se à natureza da literatura centra-se na questão das funções da mesma. A natureza pode ser normativa ou descritiva e as funções são de estética, lúdica, cognitiva, catártica e pragmática. Sabendo o que é e para o que serve é um bom ponto de partida para o estudo da literatura. A origem da palavra literatura remonta ao lexema latino litteratura , que deriva do radical littera , que significa saber relativo à arte de escrever. Entre os autores cristãos do século XVI, como Cassiano e S. Jerônimo houve uma distinção entre “literatura” – corpus de textos pagãos e “escritura”, referente a textos sagrados. Esse exemplo serve de imediato para que seja possível perceber que embora todos falem, estudem, escrevam e discutam sobre literatura, sua definição pura e simples é um tanto complexa.
Objectivo
Com o presente trabalho da cadeira de introdução aos estudos literarios não pretendemos fechar a definição de literatura, nem tão pouco contrapô-la com escritura, mas em linhas gerais encontrar pressupostos para um estudo sobre a natureza e função da literatura. O trabalho tem um objectivo primordial de incutir na mente dos estudantes uma noção da natureza e a função da literatura.
Metodologia
O método utilizado para a realização do trabalho foi o método de investigação ciéntifica.
Estrutura do trabalho
O trabalho está estruturado de uma forma sintética e apresenta três partes principais que são: a introdução, desenvolvimento e conclusão. As fontes utilizadas na pesquisa se encontram na devida bibliografia.
1. A Natureza e Funções da Literatura
Segundo SOUZA(2000) para se estudar a literatura é necessário explicar sua “ origem, natureza e função”. Em linhas gerais SOUZA diz: “a origem da literatura é o ensinamento dos deuses; sua natureza consiste em ser uma narrativa dotada de especial poder de encantamento sua