Filosofia Antiga e Epistemologia
- A retórica sofista era uma técnica que tinha um discurso persuasivo, tendo como finalidade o convencimento geral, sem comprometimento com a verdade, pois defendiam o relativismo e a existência de inúmeras verdades.
- A maiêutica consiste em fazer perguntas e analisar as respostas de maneira sucessiva até chegar a verdade ou contradição do enunciado. Ela estimula o pensamento a partir daquilo que não se conhece, ou seja, pela ignorância. Logo, esse método está relacionado com o aspecto que induz a uma pessoa a formular conceitos latentes através de uma dialética ou seqüência lógica de perguntas.
- A dialética platônica é um aperfeiçoamento da maiêutica. Conserva os elementos fundamentais, mas eleva a uma dialética (arte do diálogo). Na dialética platônica parte-se primeiramente de uma tese ou idéia que é melhorada e aperfeiçoada cada vez mais no decorrer da discussão. Desta tese surge uma antítese que tem como finalidade contrariar a tese inicialmente levantada. Elas nascem justamente da fusão entre a tese e a antítese, que passam a compor uma nova teses, e assim sucessivamente num eterno movimento dialético de conciliação entre idéias opostas e complementares.
2. Qual a concepção de verdade podemos encontrar em Sócrates?
Sócrates afirmava que as pessoas deveriam parar de se preocupar com as transformações do universo e todas as coisas que haviam nele e começar a buscar o que havia no interior da alma, e não fora dela. Aí sim descobririam o verdadeiro conhecimento. Ele não acreditava numa verdade absoluta, mas sim no aperfeiçoamento das opiniões, que eram aperfeiçoadas através da argumentação.
3. Platão considerava os sofistas como realmente filósofos ou mestres da retórica e manipuladores de opinião Explique.
Para Platão os sofistas não eram filósofos, para ele os sofistas eram mestres na arte de bem falar e