filosofia
Página 49 - Questões 1 a 6.
1) Quais os principais períodos da filosofia grega?
Os quatro grandes períodos da filosofia grega, nos quais seu conteúdo muda e enriquece, são:
1. Período pré-socrático ou cosmológico, do fim do século VII a.C. ao fim do século V a.C., quando a filosofia se ocupa fundamentalmente com a origem do mundo e as causas das transformações na natureza.
2. Período socrático ou antropológico, do fim do século V a.C. a todo o século IV a.C., quando a filosofia investiga as questões humanas, isto é, a ética, a política, e as técnicas, e busca compreender qual é o lugar do homem no mundo.
3. Período sistemático, do fim do século IV a.C. ao fim do século III a.C., quando a filosofia busca reunir e sistematizar tudo quanto foi pensado pela cosmologia e pelas investigações sobre a ação humana na ética, na política e nas técnicas. Nesse período desenvolvem-se a teoria do conhecimento, a psicologia e a lógica.
4. Período helenístico ou greco-romano, do fim do século III a.C ao século VI d.C. Nesse longo período, a filosofia se ocupa sobretudo com as questões da ética, do conhecimento humano e das relações entre o homem e a natureza, e de ambos com Deus.
2) Quais os principais traços da cosmologia pré-socrática? Escolha um deles e explique-o.
A cosmologia não admite a criação do mundo a partir do nada. O princípio natural é uma natureza primordial chamado physis (fazer surgir, fazer nascer, produzir).
As principais caractéristicas da cosmologia são:
- É uma explicação racional sobre a origem, ordem e transformação da natureza, da qual os seres humanos fazem parte onde a filosofia explica a origem e as mudanças dos seres humanos.
- Busca o princípio natural, eterno, imperécivel e imortal, gerador de todos os seres.
Explicação: Tales foi um dos filósofos que acreditava que as coisas têm por trás de si um princípio físico, material, chamado arché. Para Tales, o arché seria a água. Tales observou que o calor necessita de água, que