Explique as variáveis do ambiente de taref
Uma Análise do Ensino da Teoria da Contabilidade.
2. Referencial Teórico
O conceito de ativo é apresentado com “o conjunto de bens e direitos de uma entidade “ ou como “as aplicações de recursos “ de uma empresa, é ensinada sem ensejar discussões ,como definição adequada para o termo de ativos.
De acordo com Hendriksen e Van Breda (2007),os ativos são, na sua essência reservas de benefícios futuros.A principal característica relativa à capacidade de prestar benefícios futuros é conceituada por Iudícibus (2009) ,para quem sua característica fundamental seria a capacidade de prestar serviços futuros à entidade que os controla individual ou conjuntamente com outros ativos e fatores de produção, capazes de se transformar em fluxos líquidos de entrada de caixa.Todo ativo representa uma promessa futura de caixa.
Goulart (2002) em pesquisa realizada onde a partir da constatação de que definições superficiais do termo “ativo” não estavam contemplando as características essenciais deste, chega à conclusão que realmente, os profissionais da área contábil possuem conhecimento apenas superficial do que seja “ativo”, desconsiderando a característica principal deste item patrimonial quer seja, o direito específico a benefícios futuros.
Segundo Perez e Famá (2006) ,para a Contabilidade Básica ,são considerados ativos os bens e os direitos de uma entidade ,os ativos são recursos controlados pela empresa e capazes de gerar benefícios futuros. O sistema tradicional da Contabilidade parece ser deficiente ,já que ainda não registra os ativos intangíveis não-adquiridos de uma empresa ,o que pode afetar a qualidade e o poder preditivo da informação apresentada.As alternativas de mensuração podem ser divididas em duas classes: valores de entrada e valores de saída. São quatro as formas de mensuração baseadas em valores de entrada: custo histórico, custo histórico