introduçaõ
À ORGANIZAÇÃO
DE COMPUTADORES
Introdução
1.1 CONCEITOS BÁSICOS
1.1.1 Processamento de Dados
Um computador é uma máquina (conjunto de partes eletrônicas e e1etromecânicas) capaz de sistematicamente coletar, manipular e fornecer os resultados da manipulação de informações para um ou mais objetivos.
Por ser uma máquina composta de vários circuitos e componentes eletrônicos, também foi chamado durante algum tempo de equipamento de processalllCllto eletrôllico de dados.
Processamento de dados (tradução do termo inglês Data Processillg) consiste, então, em uma série de atividades ordenadamente realizadas, com o objetivo de produzir um arranjo detenninado de informações a partir de outras obtidas inicialmente.
A manipulação das infonnações coletadas no início da atividade chama-se processamellto; as infonnações iniciais são usualmente denominadas dados.
Os termos dado e il!formação podem ser tratados como sinônimos ou como termos distintos; dado pode ser definido como a matéria-prima originalmente obtida de uma ou mais fontes (etapa de coleta), e itiforlllação como o resultado do processamento, isto é, o dado processado ou "acabado".
A Fig. 1.1 mostra o esquema básico de um processamento de dados (manual ou automático), que resulta em um produto acabado: a i/iformação.
Iriforlllação subentende dados organizados (segundo um arranjo ou programação específica) para o atendimento ou emprego de uma pessoa ou grupo que os recebe.
Como o conhecimento e a tomada de decisão são importantes em várias áreas e em diferentes níveis hierárquicos de uma organização, a informação para uma determinada pessoa ou grupo pode ser considerada como um dado para outra.
Por exemplo, o processamento eletrônico de dados (PED) de itens do estoque de uma empresa pode estar estruturado para ser realizado em diferentes etapas. Na primeira, deseja-se apenas atualizar as infomlações de estoque para uso do almoxarifado e, nesse caso, os dados (de entrada) são