Isabela
Blocos econômicos são associações entre países com o objetivo de diminuírem sua dependência com outros países do globo como pelos EUA, estas começaram logo após o plano Marshall. Este trabalho mostra todo o processo de um desses blocos em específico a União Europeia. Desde seu início (1951), até os motivos que levam esse bloco a enfrentar uma crise atualmente. A União Europeia começou com 5 países mais os países baixos, um de seus primeiros passos foi a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (1957), irá incluir também as negociações do início até os dias de hoje entre os países membros desse bloco.
Crise na União europeia
No plano econômico mundial, o ano de 2011 foi marcado pela crise econômica na União Europeia. Em função da globalização econômica que vivemos na atualidade, a crise se espalhou pelos quatro cantos do mundo, derrubando índices das bolsas de valores e criando um clima de pessimismo na esfera econômica mundial.
Causas da crise:
- Endividamento público elevado, principalmente de países como a Grécia, Portugal, Espanha, Itália e Irlanda.
- Falta de coordenação política da União Europeia para resolver questões de endividamento público das nações do bloco.
Consequências da crise:
- Fuga de capitais de investidores;
- Escassez de crédito;
- Aumento do desemprego;
- Descontentamento popular com medidas de redução de gastos adotadas pelos países como forma de conter a crise;
- Diminuição dos ratings (notas dadas por agências de risco) das nações e bancos dos países mais envolvidos na crise;
- Queda ou baixo crescimento do PIB dos países da União Europeia em função do desaquecimento da econômica dos países do bloco.
- Contaminação da crise para países, fora do bloco, que mantém relações comerciais com a União Europeia, inclusive o Brasil. A crise pode, de acordo com alguns economistas, causar recessão econômica mundial.
Ações da União Europeia para enfrentar a crise:
- Implementação de um