Explica O De Hist Ria
* grande imprensa que publicava diariamente alertas quanto ao perigo comunista e exigia uma providência dos militares;
* Igreja Católica que conclamava seus fiéis a rezarem contra o fim da democracia;
* Representantes de empresas multinacionais que ameaçavam o encerramento de atividades diante da “queda” de seus rendimentos;
* A classe média urbana com seu discurso moralista contra a “corrupção”;
* Os latifundiários “temerosos” da coletivização de suas terras.
Em 11 de abril de 1964 o Congresso Nacional elege o Marechal Castelo Branco para o cargo de Presidente da República. No acordo político a promessa de convocação de uma eleição direta no ano seguinte, mas o mandato do Marechal foi prorrogado até o ano de 1967.
No momento anterior a chamada “globalização” a transferência de fábricas de um pais desenvolvido para outro subdesenvovido justificava-se em função da necessidade de reutilização de uma tecnologia superada e busca de mão-de-obra barata. A prática econômica do regime militar foi amparada no princípio da atração de capitais internacionais. Desta forma as empresas multinacionais receberam inúmeras facilidades para instalação em território brasileiro. Esta prática gerou a desnacionalização de diversos setores.
No setor mineral a principal transformação foi a instituição do chamado “contrato de risco” que na prática quebrou o monopólio da Petrobrás.
Marechal Costa e Silva
O AI-5 pode ser entendido como o momento de “endurecimento”do regime. Com este instrumento era permitido ao Presidente da República:
*Fechar os legislativos federal, estadual e municipal;
*Cassar mandatos de parlamentares;
* Suspender por 10 anos os direitos políticos de qualquer cidadão;
*