Experiência espiritual
Exercícios:
1 - Experiência Espiritual é adquirida por pessoas carismáticas, portadoras de espírito agudo e uma sensibilidade capaz de captar uma dimensão transcendente da realidade, ela e vivenciada em um nível subjetivo, mas como algo intenso e que traz uma lucidez e sentido para vida desses portadores, transforma sua interioridade. Sentem-se chamados para testemunhar e comunicar aos outros. Apresentam a outras pessoas com uma pretensão de ter feito uma profunda experiência do transcendente, do sagrado ou de ter estado diante de uma presença luminosa ou intensa de Deus ou também de um mensageiro divino. Divulgam tal experiência como algo atrativo, capaz de seduzir e provocar o desejo de ser buscada, algo poderoso, ou capaz de restaurar forças ou até mesmo animar, fortalecer e aumentar as esperanças e de transformar a vida de muitas pessoas para melhor, é algo nutritivo, capaz de provocar, sustentar, ampliar ou transformar o sentido da vida.
Experiência Religiosa é a partir da divulgação ou do testemunho, da acolhida e da vivencia que a experiência espiritual transforma na religiosa, isso ocorre quando a experiência espiritual assume uma feição atrativa e fascinante, algo que provoca abertura nas pessoas nela envolvidas e instiga o desejo de estabelecer algum vínculo com a vida das mesmas. Esse mistério tremendo, provoca uma ampliação nos horizontes de sentido, torna-se fonte transbordante de paz, lucidez, respostas, entusiasmo e realização. Esta experiência elabora regras e doutrina, legitima linguagem, ritos, símbolos e critérios de acesso objetivando unidade, fidelidade, perpetuação histórica e credibilidade.
Experiência de Deus surge a partir das experiências espirituais ou religiosas, ela acontece quando a pessoa nela envolvida, ou outra que já confessa a fé em Deus, a reconhece como tal. Reconhece que tal experiência e mediação para o encontro da pessoa com Deus. Assim, se determina