A Terapia com Dependentes Químicos e seus Familiares - Uma Visão Sistêmica Transpessoal.
Aluna : Irana Vieira Costa Pacheco Turma : 18 Ano: 2012
Docente: Eliziane Lassman Data: 10/11/2012 e 11/11/2012.
O nono módulo da turma 18 iniciou com momento musical para relaxarmos e situarmos no ambiente da “egrégora” no templo do Grupo Ômega. O professor Moacir Oliveira, foi apresentado por Carla Mirelle. Ele nos informou ser médico, ser terapeuta transpessoal, trabalha com memórias de vidas passadas. Primeira, fez uma pequena retrospectiva sobre a influência da física e demais ciências, no universo transpessoal, passando por nomes como Max Planck, Werner Karl Heisenberg, Niels Bohr, David Bohm, Thomas Kuhn. O professor Moarcir, nos mostras quem em 1967, um pequeno grupo de trabalho, que incluía Abraham Maslow, Anthony Sutich, Stanislav Grof, James Fadiman, Miles Vich e Sonya Margulies se encontraram em Menlo Park, Califórnia, com o propósito de criar uma nova psicologia, que seria nada mais, nada menos, a Psicologia Transpessoal.
No segundo momento da aula, ele aprofundou sobre os temas do módulo enfatizando a distinção entre sintomas psicopatológicos e experiências espirituais. Sobre os estudos recentes que evidenciam envolvimento religioso associado à saúde física e mental e a alta prevalência de alucinações e vivências extra-sensoriais na população geral. A ciência e muitas filosofias como marxismo (Marx), determinismo (Taine), positivismo (Comte), psicanálise (Freud), tinha uma visão negativa sobre a religião e a espiritualidade. Para eles, era associada à imaturidade psíquica, falta de cultura e psicopatologia e previa-se seu desaparecimento com a cientificidade.
Para Pierre Janet e Freud, as experiências espirituais são patológicas e fruto exclusivo da atividade o inconsciente e não há qualquer participação de faculdade paranormal. E para, William James e Carl G. Jung, os fenômenos espirituais não são