Experiência aplicada - Pêndulo Simples
LUCAS SANTOS SOUSA
Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR
Avenida Luis Eduardo Magalhães, 1305 – CEP 45028-440 – Vitória da Conquista, BA jpoliveira@fainor.com.br, assantos@fainor.com.br
1. INTRODUÇÃO
A experiência realizada em laboratório de física tem o intuito de determinar a componente horizontal da velocidade e o tempo e queda. Para tal, utilizou-se do lançamento horizontal, pois este é composto de dois movimentos: um na vertical (y) e outro na horizontal (x). A componente da velocidade de um corpo na horizontal é constante, enquanto que a componente da velocidade na vertical varia. Portanto, no eixo y (vertical), o corpo sofre ação da gravidade.
Para realização do experimento foi utilizado uma rampa denominado Lançador Horizontal OTRAM, desprezando-se a esfera sempre da altura 70mm.
2 METODOLOGIA
Primeiramente, montou-se um sistema de forma que a esfera fosse abandonada de uma determinada altura (y₀) – e essa tem de ser a mesma em todas as medições realizadas para minimizar os erros experimentais, compondo um lançamento horizontal. Na base do tripé, colocou-se uma folha de papel carbono com uma folha branca de papel ofício A4 em cima a fim de que se pudesse medir o alcance da esfera, pois ao tocar o chão, esta deixa uma marca, o que facilita a medição. A distância – que será medida pela fita métrica entre a marca deixada pela esfera e a mesa é o alcance.
Esta medição teve auxílio do fio de prumo, que ficou posicionado de forma que a distância entre o local onde a esfera tocou é medido sempre em relação ao local onde ele estava posicionado na base da folha de oficio A4.
O experimento foi realizado repetidamente cinco vezes, sempre desprezando a esfera da mesma altura (70mm), para minimizar os erros do lançamento, os resultados obtidos foram dispostos numa tabela; como em cada experimento obteve-se um alcance diferente, o alcance considerado foi à média aritmética de todos os alcances (dx).
Foi medida