saneamento basico
Desde os primórdios de nossa história, o homem sentiu-se a necessidade de está se interagindo uns com os outros e dentro deste propósito de comunicação, caminha o homem ao longo de sua história evolutiva. E educação, tende a se afirmar neste desenvolvimento humano, e neste brilhantismo da evolução tecnológica, e globalização de mercado mundial, ela vem renascer com seu brilho, que horas estava ofuscado, chamando para o despertar de um novo mundo. E por meio dela vamos nos conhecer como corpo e sua fragilidade incluindo o tema saúde onde ela está e como vamos encontrar, manter e preservar.
Partindo de um pressuposto de que a água, é um elemento indispensável para a vida, e que por sua vez, é também a grande vilã das doenças, de veiculação hióricas, não por ela ser causadora, mas sim pela ação do homem junto ao meio em que ele está inserido, e a agressão deste no meio ambiente, vem causando não só mudanças climáticas, mas transtornos ao poder público, no que se refere a saúde.
É daí que começamos a intervir com a educação no projeto de mudanças de hábitos, de comportamento, levando as pessoas para um novo despertar, com filosofia de vida para promover saúde. É neste conjunto de ações que vamos na verdade trabalhar prevenção, onde torna-se essencial para toda uma sociedade, o conhecimento, a participação popular, na consolidação da saúde. E por meio do conhecimento é onde vamos diagnosticar, a situação problema atual e suas conseqüências para gerações futuras, e uma vez no campo diagnosticando com os alunos, a dimensão da problemática, vamos restruturar e fortalecer nossos planos de ação.
Como fazer uma fossa seca; como fazer uma fossa como sumidouro; como fazer uma fossa biológica; como fazer um tanque séptico.
E assim, coletando de consultas dados e dos resultados dos exames de laboratórios e comparados ao antes e depois do Programa de Educação em Saúde e mobilização social implantados nas escolas.