Experiência 1: Medidas e tratamentos de dados
RESPOSTAS: 1) —> Precisão: é definida pelo desvio padrão, quanto menor ele for mais precisa é a medida mesmo que essa não seja exata. As medidas são muito próximas quando se mede o mesmo elemento sob as mesmas condições. Ex: quando pesamos um objeto repetidas vezes e o desvio padrão é ínfimo dizemos que as medidas estão precisas. —> Exatidão: indica respostas próximas ao valor verdadeiro, mesmo com um desvio padrão elevado fornece um valor médio próximo ao real. Ex: usando os dados da questão 4 diríamos exata a medida que mais se aproximasse do valor real da massa da água a 20ºC (19,97g)
2) Isso ocorre devido ao fenômeno denominado Crioscopia, no qual a adição de um soluto não volátil (no caso o NaCl) provoca o abaixamento do ponto de congelamento devido ao maior numero de partículas dissolvidas.
3.a) Esperávamos que a pipeta volumétrica fosse mais precisa pois possui apenas um traço final tornando a medição mais precisa. b) A pipeta possui maior precisão pois o desvio padrão foi menor. Após a primeira adição dos 20ml de água a balança mediu 72,65g; após a segunda 72,61g e após a terceira 72,64g, um desvio padrão de apenas 0,02g comparado a 0,04g da proveta. c) Sim, o resultado está de acordo com a previsão.
4) O instrumento de medida mais exato foi a pipeta volumétrica pois as medições feitas por ela foram as que mais se aproximaram do valor real (19,97g).
5) A diferença entre 4,0g e 4,00g é que 4,00g é uma medida mais exata pois possui 3 algarismos significativos . Já entre 0,03L e 30ml a medida de 30ml é mais exata por possuir mais algarismos significativos enquanto 0,03L tem seu único algarismo como duvidoso.
6) EPI’s —> Equipamento de Proteção Individual. São eles: guarda pó de algodão com mangas compridas, roupas adequadas que protejam o corpo (como calça e sapatos fechados), óculos para proteção dos olhos e mascaras de proteção quando trabalhando com gases.