EXPERIÊNCIA Nº 1: MEDIDAS E TRATAMENTOS DE DADOS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL
Nome: Maria Vitart e Pedro Kotzias
Turma:
Professor/Monitor: Bernardo
EXPERIÊNCIA Nº 1: MEDIDAS E TRATAMENTOS DE DADOS
QUESTIONÁRIO:
1) Defina e dê exemplos para precisão e exatidão.
A exatidão é obtida com resultados próximos ao real, sendo assim ao valor verdadeiro. Já o conceito de precisão está ligado a uma medida alcançada através de condições de repetição, partindo de resultados experimentais. Exemplo: Num dado experimento o valor exato a ser encontrado era 16,591cm, os resultados considerados exatos seriam próximos a este valor, como 16,588; ou 16,594.... Já os valores denominados como precisos poderiam ser 15,321; ou 15,322; 15,320..
2) Explique detalhadamente por que, no experimento, realizado a água permanece líquida na temperatura abaixo de 0,0 °C quando adicionado sal de cozinha (NaCl).
Quando adicionado sal á água, os seus valores de fusão, ebulição e sublimação e seus processos inversos são alterados devido a interferência em suas propriedades coligativas. Assim a temperatura de solidificação da solução (H2O e NaCl) é menor do que da água pura. Porque ao se formar essa solução a um aumento da entropia, fazendo-a ser mais estável do que em sua forma anterior.
3) No item B do procedimento experimental da exp. 01 foi utilizada uma balança semianalítica para realizar a calibração de uma proveta e uma pipeta volumétrica.
A) Qual destes dois instrumentos você esperava que fosse mais preciso? Por quê?
Pipeta, porque quando comparada com a proveta apresenta menor erro de mensuração. Sendo assim os desvios de média serão menores.
B) Qual dos dois instrumentos pelos seus cálculos a partir dos resultados experimentais possui maior precisão? Explique sua resposta, mostrando os cálculos.
Proveta, pois obteve menor média de desvios do que a pipeta.
Proveta
Pipeta
Massa do 1º 20mL: 19,538
Massa do 2º 20mL: 19,474
Massa do