Experimentos de mecânica
RELATÓRIO DE ENSAIOS PRÁTICOS
DOCENTE:
PROFESSOR HÉBER DE PAULA MARTINS
DISCENTES:
TEARON CRUZ Nº: 092381
THALES JUNQUEIRA Nº: 092382
CATALÃO
JUNHO/2010
INTRODUÇÃO
A Mecânica dos Fluidos é a parte da mecânica aplicada que se dedica à analise do comportamento dos líquidos e gases tanto em equilíbrio quanto em movimento.
Nestes experimentos abordamos os seguintes tópicos relacionados:
Medição de Vazão;
Vertedor Retangular de parede delgada sem contração;
Esforço sobre superfície plana;
Medição de pressão;
Perda de carga;
Empuxo, flutuação e estabilidade.
A vazão é o volume de certo fluido que passa por uma determinada seção de um conduto que pode ser livre (canal, rio ou tubulação) ou forçado (tubulação com pressão positiva ou negativa) por uma unidade de tempo. Ou seja, vazão é a rapidez com a qual um volume escoa.
Nesse experimento determinamos a vazão no vertedor retangular, no qual é um canal artificial executado com a finalidade de conduzir seguramente a água através de uma barreira, que geralmente é uma barragem.
O excesso de água acumulada em um reservatório de uma barragem, seja de uma usina hidrelétrica ou de outra barragem qualquer (irrigação, abastecimento, navegação etc.) deve ser extravasada de forma segura por um canal ou túnel, na forma de vazão, de montante para a jusante, que pode ser usado com a finalidade de medir a pressão em canais abertos.
Quando o fluido se encontra em repouso(hidrostático), ele exerce uma força perpendicular à superfície submersa, e a pressão varia linearmente a medida que a profundidade aumenta, uma vez que não há a presença de tensões de cisalhamento.
A medição da pressão pode ser realizada através manômetros, instrumentos utilizados para medir a pressão de fluidos contidos em recipientes fechados que utiliza o cálculo da altura de colunas de líquido verticais ou inclinadas. O manômetro com