experimento de mecanica 1
PRÓ-REITORIA ACADÊMICA
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
ANA BALBINA B. SOARES
CARLA ESTREY
ELEM PATRICIA
LUCIANO GABRIEL
MATHEUS FREITAS
EQUILIBRIO DE UM MÓVEL SOBRE UMA RAMPA DE BAIXO ATRITO
EXPERIMENTO
Belo Horizonte
2014
ANA BALBINA B. SOARES
CARLA ESTREY
ELEM PATRICIA
LUCIANO GABRIEL
EQUILIBRIO DE UM MÓVEL SOBRE UMA RAMPA DE BAIXO ATRITO
EXPERIMENTO
Trabalho apresentado ao curso de Engenharia de Produção da Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO para a disciplina de Mecânica, como um dos requisitos para a verificação de Trabalhos – VT.
Orientador: Diego Mendonça.
Belo Horizonte
2014
INTRODUÇÃO
O experimento 4 – “O Equilíbrio de um móvel sobre uma rampa de baixo atrito” foi realizado no laboratório de física da Faculdade Salgado de Oliveira – UNIVERSO, com o intuito de colocar em práticas aprendizados da sala de aula demonstrando o equilíbrio vetorial das forças.
O experimento prático vem demonstrar a tensão existente no fio, sobre uma rampa inclinada sem atrito, a força de tração, peso, normal e as forças perpendiculares e paralelas.
OBJETIVO
Reconhecer os efeitos da força motora Px e sua equilibrante. Tensão, compressão, atrito; Reconhecer os efeitos da componente ortogonal da força-peso Py e sua equilibrante
(normal);
Reconhecer a dependência de Px e Py em função do ângulo de inclinação da rampa;
Reconhecer a dependência de Px e Py em função da massa envolvida e da aceleração gravitacional no local.
DESENVOLVIMENTO
Foi considerado um percentual de erro em relação ao valor esperado de 0,01N de incerteza somados aos 0,02N de vibrações que podem ocorrer ao se manipular o dinamômetro de 2N e mais 0,02N de agentes externos, totalizando 0,05N pontos percentuais para mais ou para menos.
Foram utilizados no trilho de ar linear (rampa sem atrito) dois ângulos com diferenças de inclinação de 40 entre eles. Na primeira observação foi utilizado um ângulo de 100 e na