Experimento MRU - Mecânica
Neste experimento observamos o movimento de um carrinho sobre um trilho de ar, a partir dessa observação calculamos a velocidade média de determinados instantes (pontos). Em seguida escrevemos as equações que descrevem a velocidade e a posição do corpo em movimento uniforme como funções do tempo, realizamos o esboço dos gráficos dessas duas funções e construímos um gráfico da posição em função do tempo em papel milimetrado.
Introdução Teórica
Neste experimento foi colocado em prática o conceito de M.R.U e toda a sua abrangência, com isso utilizamos também o conceito de trilho de ar e suas funções.
Definimos movimento uniforme como aquele movimento em que a velocidade é constante (mas pode ser diferente de zero) em qualquer intervalo de tempo. É comum observamos esse tipo de movimento em uma estrada sem grande movimentação, pois a velocidade do carro será constante durante um longo tempo.
Quando o móvel realiza esse tipo de movimento é comum perceber dois tipos de variações de movimentos, estes são classificados como:
Movimento Uniforme progressivo, é aquele em que a velocidade é maior que zero e seu movimento e sempre positivo.
Movimento Uniforme retrogrado, é aquele em que o movimento do corpo anda contra a orientação da trajetória.
Para que fosse possível estudar estes tipos de movimentos, surgiu a função horária de um movimento, que descreve a posição do móvel em um dado instante qualquer, com ela é possível localizar posições que o móvel já passou e posições futuras do mesmo. Com o auxilio da matemática é possível expressar os movimentos da seguinte forma: podemos relacionar o deslocamento escalar (ΔS) com a velocidade escalar constante (v) e a variação do tempo (Δt) utilizando a seguinte expressão:
ΔS=v.Δt
Como o deslocamento escalar representa a variação do espaço do móvel, temos:
ΔS= Sf- Si ⇒ Sf- Si=v.Δt
Se representarmos o espaço inicial por S0 (t = 0) e o espaço final por S, num instante t qualquer, obteremos:
S= S0+v.t
Essa