Experimentos com gases: comburente, combustível e não-combustível.
O Triangulo de fogo: Combustível, Comburente e Calor. Combustível: É tudo que é suscetível de entrar em combustão (madeira, papel, pano, estopa, tinta, alguns metais, etc.), e comburente é todo elemento que, associando-se quimicamente ao combustível, é capaz de fazê-lo entrar em combustão (o oxigênio é o principal comburente). O triângulo do fogo é a representação dos três elementos necessários para iniciar uma combustão. Esses elementos são o combustível que fornece energia para a queima, o comburente que é a substância que reage quimicamente com o combustível e o calor que é necessário para iniciar a reação entre combustível e comburente.
Hidrogênio
O gás hidrogênio é o elemento químico mais abundante do universo, existindo nas estrelas em grande quantidade no estado de plasma. Na temperatura ambiente é um gás inflamável, incolor, inodoro, insípido e insolúvel em água. Esse gás pode ser usado em motores de combustão interna, na produção de acido clorídrico, em combustível para foguetes e devido a sua leveza era usado como gás de enchimento de balões e dirigíveis. Também se utiliza como fonte de radiação em pinturas luminosas e como marcador nas ciências biológicas.
Oxigênio.
O oxigênio é um gás a temperatura ambiente, incolor (azul em estado liquido e solido), insípido, não inflamável, não toxico, oxidante, não corrosivo, acelerador de combustão, inodoro, comburente, não comburente e pouco solúvel em água. É necessário para a respiração e é utilizado também como oxidante devido a sua elevada eletronegatividade, além de ser utilizado em soldaduras e na fabricação de aço e metanol.
Gás Carbônico O gás carbônico é um elemento gasoso em temperatura ambiente, incolor, inodoro e solúvel em água. Esse gás é exalado dos seres humanos e dos animais e é aceito pelas plantas, Esse gás pode ser produzido pela queima do carvão com excesso de oxigênio, pela combustão do gás natural, metano, entre outras. O gás