Combustão de uma vela
Resumo:
Este trabalho aborda o assunto de combustão visto em sala de aula, onde, para que ocorra é necessário que haja condições favoráveis (como uma temperatura) e um comburente (. No sistema fechado analisado percebemos que quanto maior o volume de mais tempo a chama levará para ser cessada.
Introdução: O mundo globalizado no qual vivemos é resultado da grande atividade industrial, a qual tornou-se possível devido o grande fornecimento de energia principalmente utilizada sob a forma de energia calorífica, obtida através dos combustíveis, onde suas principais fontes são:
1. Força da natureza;
2. Os combustíveis;
3. Energia atômica. Os combustíveis são os materiais carbonáceos normalmente disponíveis e que possuem facilidade de ser queimados ao ar atmosférico liberando uma grande quantidade de calor controláveis. Os elementos químicos comumente encontrados em sua composição são: Carbono, oxigênio, nitrogênio e enxofre. Sendo que sua qualidade é dada pelo carbono e hidrogênio. A combustão é uma reação óxido-redução exotérmica, pois há liberação de calor, onde o combustível é o redutor, e o oxigênio é oxidante, sendo este o comburente. De modo geral a combustão ocorre na fase gasosa. O comburente é a substância responsável pela combustão, normalmente é o oxigênio vindo do ar atmosférico. Sua combustão considerada em cálculos é: 21% oxigênio e 79% nitrogênio. A reação dos combustíveis com o oxigênio produz substâncias gasosas chamadas de gases residuais ou fumos, como por exemplo , , CO. Podem ser considerados em “base seca” na qual o vapor da água não ée considerado, ou em base úmida na qual o vapor da água é considerado. A quantidade de calor liberada pela massa de um combustível, quando queimado completamente, em uma certa temperatura, sendo os produtos da combustão (, ...) resfriados até a temperatura inicial da mistura combustível é conhecido como poder calorífico, podendo ser superior (PCS), quando considerada