Experimento velocidade do som
DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE FÍSICA II
7º PRÁTICA: “VELOCIDADE DO SOM NO AR”
OBJETIVO
O objetivo desse experimento é medir a velocidade do som no ar a partir de analises de dados obtidos com o auxilio de Diapasão, martelo de borracha, trena, tubo de vidro, pedaço de mangueira, reservatório, suportes e termômetro.
Introdução
O som é uma onda mecânica longitudinal. Isso significa que ela se propaga através de pequenas contrações e expansões do ar, da água, da terra ou de qualquer outra substância provocam este tipo de onda. O meio em que o som se propaga afeta a velocidade do som, bem como a temperatura e a pressão.
No ar, em condições normais de pressão e no nível do mar a uma temperatura de 20° C, as ondas sonoras se propagam a aproximadamente 343 m/s.
O som se propaga de forma mais eficaz, de um modo geral, em sólidos do que nos líquidos, e melhor nos líquidos do que nos gases.
Os cientistas puderam calcular a velocidade do som sob condições normais por meio da fórmula:
Na fórmula, temos c0, que é a velocidade do som a 0°. C0=331,45. Além disso, temos T, que é a temperatura do ambiente em Kelvin, que pode ser calculada como a temperatura em Graus Celsius somada ao valor de 273,15. E para finalizar, T0, que simboliza o valor correspondente a 0°C em escala absoluta, ou seja, 273,15K.
Para calcular, a distância deve estar em metros, e o tempo em segundos, sendo que a unidade de Sistema Internacional para a velocidade é medida em m/s.
PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
O som é uma onda mecânica longitudinal. Isso significa que ela se propaga através de pequenas variações do meio material: microscópicas contrações e expansões do ar, da água, da terra ou de qualquer outra substância provocam este tipo de onda. O meio em que o som se propaga afeta a velocidade do som, bem como a temperatura e a pressão.
Veja abaixo uma