Gestão de Suprimentos
Acredito que o bom vendedor já nasce com o dom, mas, no entanto, pode-se aperfeiçoar estudando as técnicas disponíveis no mercado, pois uma venda é feita de muita dedicação. Deve-se acordar pensando nas metas a serem cumpridas, nos objetivos bem definidos, e tudo
Antigamente, bastava conquistar um cliente e ponto final. Que viesse o próximo. Hoje em dia, o que conta não é conquistar um cliente, e sim mantê-lo. E como fazer para mantê-lo? Para essa gestão, é preciso ter conhecimentos de marketing, de estratégia, de administração, analisar o comportamento dos clientes, suas necessidades, suas possibilidades e, principalmente, ter muita organização e liderança.
Conhecer o mercado, os concorrentes, o posicionamento, a visão que o mercado tem da empresa, entre outros atributos, são características fundamentais no vendedor do século 21, que não sai com uma pasta embaixo do braço cheia de papéis, mas sim com um notebook conectado na Internet em qualquer lugar do mundo.
Um bom vendedor tenta resolver os problemas de seus clientes, independentemente de terem relação ou não com seu produto. Muitos sabem do que se trata, mas, como o problema não se relaciona com a empresa que representam ou com o produto que vendem, não ligam, até fogem do assunto. O cliente está atento, esperando um auxílio, uma reação. Muitas vezes, um simples - mas bom conselho vale uma relação de confiança, a mesma que citei entre o médico e o paciente. E isso, para um vendedor, é a alma do negócio.
Fomente e participe do sucesso do seu cliente. Afinal, o sucesso do cliente é o sucesso do vendedor.
Lucio Cornachini
Diretor de Marketing e Vendas Lagoa da