Experimento Lei de Hooke
2. INTRODUÇÃO TEÓRICA
Lei de Hooke
Introdução
A realização deste experimento baseia-se na interpretação e análise de resultados. Este foi realizado no dia 21 de março de 2011, no laboratório de física da Universidade Nove de Julho, com o objetivo de associar a teoria com a prática, introduzindo os alunos nos laboratórios para melhor aprendizagem do assunto e interação com os equipamentos. Neste experimento conhecemos sobre a “Análise Gráfica”, que trata de identificar diferentes partes da composição de um gráfico, o estudo da dependência da grandeza física em relação a outra através de gráficos, aplicação de técnicas para a construção e análise de um gráfico e a utilização da regressão linear para a determinação de uma grandeza estudada. Neste experimento foram abordados os seguintes temas:
2.1 Lei de Hooke A lei de Hooke consiste basicamente na consideração de que uma mola possui uma constante elástica k. Esta constante é obedecida até um certo limite, onde a deformação da mola em questão se torna permanente. Dentro do limite onde a lei de Hooke é válida, a mola pode ser comprimida ou elongada, retornando a uma mesma posição de equilíbrio.
Analiticamente, a lei de Hooke é dada pela equação:
F = -k.x Neste caso, temos uma constante de proporcionalidade k e a variável independente x. A partir da equação pode se concluir que a força é negativa, ou seja, oposta a força aplicada. Segue que, quanto maior a elongação,