Experimento Lei de Hooke
Este experimento tem o objetivo de demostrar na prática, o que afirma a Lei de Hooke.
2.0 OBJETIVO
Demonstrar com experiência em laboratório, as deformações sofridas por uma mola quando são aplicados diferentes níveis de Força a mesma, possibilitando também determinar o valor da constante da mola (K), sendo este um valor que varia de acordo com as propriedades mecânicas de cada mola.
3.0 INTRODUÇÃO
No experimento em questão, foram aplicados diferentes níveis de força em uma mola qualquer, a fim de analisar as deformações na mesma, assim como encontrar a constante da mola (K) e com cálculos de Desvio Padrão nas medidas, também foi possível além de gerar o gráfico do comportamento das variáveis, linearizar este mesmo gráfico para uma melhor apresentação.
4.0 PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS:
Onde: Lo = Xo = comprimento inicial da mola L = X = comprimento final da mola após a deformação.
E que: L-Lo = X-Xo = ∆x = variação do comprimento.
Segue dados de cada peso utilizado para deformar a mola, os quais terão sua capacidade de Força proporcionalmente ligados a sua massa:
MASSA (G)MASSA (KG) Fel (N)
Peso 1: 50 0,05 0,49
Peso 2: 100 0,1 0,98
Peso 3: 1500,151,47
Peso 4: 2000,21,96
- Dados da deformação sofrida pela mola:
- Dados de Desvio Padrão nas medidas:
5.0 Cálculos de linearização do gráfico: (∆X / FEL)
6.0 GRÁFICOS DAS VARIÁVEIS
GRÁFICO (∆x / fel)
GRÁFICO (∆x / fel) LINEARIZADO
7.0 CONCLUSÃO
Concluiu-se para cada tipo de mola, existe um coeficiente de dureza da mesma, este varia de acordo com o material construtivo da mola (estruturas mecânicas) deixando a mais propícia a deformação ou não. Viu-se também, que de acordo com a Lei de Hooke, a deformação que ocorre numa mola é proporcional a força aplicada a mesma, e que, estando esta força