Experimento Lei de Hooke
Todos os materiais apresentam propriedades e características diferentes entre elas a elasticidade. Todos os materiais são elásticos e se deformam parcialmente e a Lei de Hooke nos ajudam a prever as deformações que podem ocorrer quando se aplica forças a corpos reais.
Lei de Hooke
Robert Hooke (1635-1703) observou a existência de uma proporção entre a deformação () e a força exercida sobre uma mola. Chegando a seguinte fórmula conhecida como Lei de Hooke:
Onde é a constante da mola que depende do seu material e dimensões. O sinal negativo nos indica que a mola aplicará uma força contrária à força exercida sobre ela.
A Lei de Hooke é bastante utilizada para prever deformações, porém é importante salientarmos que esta lei é válida apenas dentro de um limite, caso o limite elástico da mola seja ultrapassado ela sofrerá uma deformação permanente que foge a regra.
2-Objetivos
Medir a deformação da mola
Construir gráfico com os dados obtidos
Encontrar as constantes elásticas das molas
Observar o funcionamento da Lei de Hooke
3- Materiais e Métodos 3.1- Materiais:
Suporte para mola com escala graduada
Duas molas de materiais e/ou dimensões diferentes
Porta peso
Massas aferidas
3.2- Métodos:
Foi montado o seguinte esquema:
1. Suporte com escala
2. Mola
3. Porta peso
4. Massas Aferidas
A primeira mola é colocada no suporte com escala e nela é colocado o porta peso
Então é observada a posição inicial da mola, deve-se tomar cuidado e utilizar sempre a mesma referência para a medição, seja o fim da mola ou o fim do porta peso. Coloca-se a primeira massa no porta peso e é observada a deformação da mola, retira a massa e repete este procedimento mais duas vezes com a mesma massa
Em seguida com as outras massas é repetido o passo anterior
Todo o processo é repetido com a outra mola.
4- Resultados e Discussão
Mola: Plástica