Experimento lei de hooke
[pic]Faculdade de Ciência e Tecnologia Área1. Engenharias. 2º semestre. NT1
Aline; Andréia Silva; Jeferson Lima; Thiago Nunes; Uendeli Santana.
Entregue ao professor Alexandre Santos da disciplina Dinâmica
Resumo:
O experimento tem como intuito analisar o fenômeno da força elástica de duas molas e suas constantes elásticas, compreendendo também o comportamento dessas constantes quando as molas são associadas em paralelo e conseqüentemente em serie.
Palavras-chaves: Lei de Hooke, Molas, Forças, Serie, ∆K.
I. INTRODUÇÃO
Conforme Hallyday[2], uma mola helicoidal ao receber uma força de alongamento ou compressão, exerce uma força contraria, chamada de força restauradora, porque tende restaurar o estado de equilíbrio. A Força restauradora é proporcional ao deslocamento d da extremidade livre a partir da posição original da mola. A força elástica é dada por:
F = -k.d
Conhecida como Lei de Hooke. Roberth Hooke (1635-1703) um físico francês, estudou cuidadosamente várias situações em que uma mola sofria deformação. O sinal negativo indica que o sentido da força elástica é sempre o oposto do deslocamento. K é chamada constante elástica, segundo Hallyday [2], mede a rigidez da mola e é diferente para cada mola. Quanto maior o valor de K maior será a força exercida pela mola em um dado deslocamento. A lei de Hooke é uma relação linear entre a força e o deslocamento. Traçando-se um gráfico FxX, obtém-se uma reta, passando pela origem cuja inclinação é igual a k, como mostrado na Figura 1.
Figura 1: Desenhado da força aplicada sobre uma mola pela deformação sofrida por esta. [pic] Com o objetivo de perceber o comportamento elástico de duas molas e estimar suas constante elásticas este experimento buscou na pratica o entendimento das forças restauradoras, tomando cuidado para que a mola não atingi-se seu limite de elasticidade, realizado-se inicialmente a medição do porta peso com a