Karl marx - a mercadoria
Nascido em ..., Karl Marx foi um ..., conhecido pelas suas obras, enfoque na “O Capital”, pela sua posição política extremamente esquerdista e pela sua vida evidentemente tumultuada.
Suas teorias são antagônicas ao poder burguês na sociedade, pois consideram que os trabalhadores têm não apenas o direito, mas o dever de se rebelar contra o poder da classe capitalista, tendo como defesa a idéia em que o proletariado é o pilar que sustenta toda a comunidade.
Era de se esperar que isso causa-se tumulto em sua vida política. Marx foi exilado de vários países, inclusive da sua terra natal, por ser considerado um “tumultuador” que procurava apenas desmontar a já instável estrutura política e monetária pela Europa.
2.1Teoria socialista
Tendo o proletariado o poder de lutar contra a classe burguesa, seria possível uma revolução contra a exploração existente nas fábricas e, principalmente, contra o poder político centralizado e excludente. Marx defende nada mais nada menos que o socialismo, um governo do povo, do proletário, no qual não existiriam exclusões e nem bruscas diferenças. O poder político seria descentralizado, esse era o início do “Socialismo Utópico”.
3. DESENVOLVIMENTO 1. O Produto
Segundo Karl Marx, o produto, de início parece algo fácil de entender, sendo, em suas palavras, “parece ser uma coisa trivial, imediatamente compreensível. Porém, ao se analisar mais profundamente o significado da expressão “produto”, nota-se a sua imaterialidade, sendo algo completamente abstrato e complexo.
Marx não considera a mercadoria como algo palpável, nada que nossos sentidos possam identificar. O que identifica a mercadoria é a nossa consciência. O valor dela não provém do material do qual é feita, nem do tempo necessário para produzi-la, concluindo, não depende de forma alguma de sua virtú, mas sim da vontade do responsável pela sua produção.