Experimento lei de hooke
Introdução
Um corpo ligado à extremidade de uma mola comprimida (ou esticada) possui energia potencial elástica. De fato, a mola comprimida exerce uma força sobre o corpo, a qual realiza um trabalho sobre ele quando o abandonamos. Entretanto, se tentarmos comprimir (ou esticar) uma mola, nota-se que a força produzida pela mola é diretamente proporcional ao seu deslocamento do estado inicial (equilíbrio). O equilíbrio na mola ocorre quando ela está em seu estado natural, ou seja, sem estar comprimida ou esticada.
Objetivos
Analisar o comportamento da mola bem como aferição das medidas de deslocamento linear, ocasionadas pela aplicação de forças.construir e interpretar o gráfico força deformante x elongação, enunciar a lei de Hooke, reconhecer a validade da lei de Hooke, utilizar o conhecimento da lei para descrever o funcionamento de um dinamômetro.
Materiais:
01 sustentação com painel, tripé, haste e sapatas;
01 mola heliocoidal;
01 conjunto de 3 massas acopláveis de 50 g;
01 gancho lastro;
01 suporte inferior móvel;
01 escala milimetrada acoplável.
Procedimentos
1. Montou – se o equipamento para medições.
2. Foi aferido o comprimento da mola sem ministrar qualquer força.
3. Foi alocado um peso de 0,5 N na parte inferior da mola.
4. Foi aferido o comprimento da mola após a deformação causada pelo peso.
5. Foi calculada a variação ∆L da mola.
6. Foi retirado o peso e verificado visualmente seu a mola retornou a condição inicial.
7. Repetiu-se o procedimento alocando mais pesos.
Resultado e Discussão:
De acordo com os resultados, pode-se provar que, à medida que se aumenta o peso (F), o comprimento da mola aumenta proporcionalmente.
Outro ponto observado é que no experimento realizado a mola não ultrapassou seu limite de elasticidade, uma vez que, ao serem retirados os pesos, as molas retornaram para a posição inicial praticamente, sofrendo apenas uma mínima