Experimento inicial
Faculdade de Ciências Integradas do Pontal
Curso: Engenharia de Produção
Turma: A - Integral
Alunos: Lucas Degrande
Mateus Alexandre da Costa Silva
Suênia Martins Carneiro
Experimento nº: 01
Medidas de Massa, Volume e Temperatura.
Prof. Dr. Luis Rogério Dinelli
Disciplina: Química Geral Experimental.
Ituiutaba-MG
25/08/2011
Introdução
No experimento realizado no laboratório de química da Facip trabalhou-se, medidas de massa, volume e temperatura por meio de procedimentos, no qual usou instrumentos e equipamento como, vidrarias, termômetro e balança analítica. E através de algumas vidrarias utilizada no experimento pode-se avaliar a exatidão e precisão usando o conceito de densidade.
A densidade é a razão entre a massa de um objeto e seu volume. É uma propriedade intensiva, onde não depende da quantidade de substância, já a massa e o volume são propriedades que dependem da quantidade de substância, assim chamado de propriedades extensivas.
A medida de uma determinada grandeza pode ser apresentada como exata ou precisa, são termos que parecem ser iguais, mas tem significados diferentes. A precisão de uma medida indica a concordância entre várias determinações da mesma quantidade, isto é, refere-se a quanto uma medida consegue se aproximar do valor real. É expressa pelo desvio médio, ou seja, é calculada a diferença entre cada resultado experimental e o resultado médio. A exatidão é a concordância entre o valor medido e o valor aceito para a quantia (representa o valor verdadeiro de uma quantidade medida). Objetivo
O experimento teve como objetivo, a familiarização com alguns dos instrumentos utilizados em laboratório, realizar procedimentos por meio de medidas de massa, volume e temperatura e avaliar a exatidão e precisão de algumas vidrarias, passando assim mais confiança para cada um em experimentos futuros.
Parte experimental
Cada vidraria deve