Relatório quimica prática
Dentre as propriedades que caracterizam os elementos químicos está a densidade, que é uma relação entre a massa e o volume da amostra de uma substância, e é determinada através da razão: densidade = massa/volume.
Pode-se então afirmar, que a densidade indica o quanto de matéria há em certo volume de uma substância.
Outra propriedade é a reatividade dos metais que, na tabela periódica, geralmente decresce da esquerda para a direita, e está ligada a facilidade de um metal perder elétrons. Com base nessa propriedade tem-se a fila de reatividade química, representada da seguinte forma:
Li > K > Rb > Cs > Ba > Sr >Ca > Na > Mg > Al > Mn > Zn > Fe > Co > Ni > Pb > H > Cu > Ag > Pd > Pt > Au
Na fila a reatividade decresce da esquerda para a direita e, de modo geral, a reatividade do metal é inversamente proporcional a sua nobreza. Vale ressaltar que o hidrogênio, apesar de não ser um metal, possui maior reatividade que a de alguns metais nobres.
Com base na fila de reatividade é possível indicar se há reação na mistura de duas substâncias, para isso observa-se se o metal que está sendo adicionado tem reatividade maior que o metal constituinte da substância a qual vai ser adicionado. Se o metal a ser introduzido estiver mais a esquerda da fila do que o que já está na substância, haverá reação deslocamento, onde um metal desloca outro que compõe uma dada substância e ocupa se lugar.
Alguns elementos apresentam a propriedade de, quando ionizados, seus elétrons poderem ganhar certa quantidade de energia e liberá-la na forma de luz. Essa energia pode ser ganha de varias formas, um exemplo é através de energia térmica (calor). O aquecimento de um cátion proporciona a ele uma elevação na energia quantizada dos seus elétrons da camada de valência, fazendo com estes passem a um nível mais energético, e no processo de volta a seu estado fundamental de energia, ele libera essa energia ganha na forma de luz visível ao olho humano. Essa luz emitida durante