recrutamento e selecao
CURSO DE TECNÓLOGO EM GESTÀO RECURSOS HUMANOS
Ana Julia Roman
Adriane Biff
Cassiane Peruzzo
Maikieli Weber
Marcia Monteiro
Thais Diogo
CALCULO IRRF
Marau
2013
IRRF
Cada pessoa ou empresa é obrigada a deduzir uma certa percentagem de sua renda média anual para o governo. Esta percentagem pode variar de acordo com a renda média anual, ou pode ser fixa em uma dada percentagem.
No Brasil, o imposto de renda é cobrado mensalmente (existem alguns casos que a mensalidade é opcional pelo contribuinte) e no ano seguinte o contribuinte prepara uma declaração de ajuste anual de quanto deve do imposto (ou tem restituição de valores pagos a mais), sendo que esses valores deverão ser homologados pelas autoridades tributárias. Atualmente, ele é mais utilizado como uma forma de antecipação do imposto, ou seja, o contribuinte recolhe o imposto durante o ano sobre diversos rendimentos: salários, alienações de bens, etc. E no final do ano, declarará o que já recolheu e o que seria de fato devido. Nesse caso, se o contribuinte for pessoa física poderá ter uma restituição ou se for uma pessoa jurídica, um crédito tributário. Uma segunda forma do imposto de renda na fonte é a da cobrança exclusiva na fonte: a tributação sobre a gratificação 13º .
O contribuinte não terá direito a eventual restituição sobre o tributado, mas em compensação o cálculo do imposto permite uma tributação menor, pois não será somado aos salários do mês, o que poderia causar a obrigatoriedade de uma alíquota maior da tabela progressiva. Uma terceira forma de imposto de renda na fonte é a redução do imposto devido em uma determinada operação.
Como Calcular
Para chegá-lo ao valor da base de cálculo é preciso partir do salário bruto. Por exemplo, digamos que um contribuinte receba o valor bruto de R$ 3.000,00 mensalmente. Primeiro é preciso tirar o valor pago ao INSS segundo a tabela vigente em 2012 a