Experimento física - Paquimetro
Entregue ao professor Frank Hebert Pires França da disciplina Dinâmica.
Resumo: Esta prática realizada no laboratório tem como finalidade a familiarização dos alunos com um instrumento capaz de fazer medições de alta precisão de dimensões internas, externas e de profundidade em pequenas peças, porém passível de erro. Este instrumento é chamado Paquímetro. Utilizando este instrumento e também a régua milimetrada, determinamos após cinco medições em cada peça, com o maior grau de precisão possível, os volumes das peças utilizadas na prática, utilizando para isso o valor mais provável dessas medições, o volume e seus desvios padrões, comparando a precisão de medidas utilizadas com cada instrumento e obtendo conhecimento acerca de propagações de erros experimentais.
Palavras- chave: Régua, Paquímetro, Desvio, VMP, Volume.
I. INTRODUÇÃO
No presente relatório, abordaremos passo a passo de cada experiência realizada no laboratório de física relativamente a medições de objetos para efeitos de cálculo de erros, volume e desvios padrão.
O paquímetro (Ver fig.1) é um instrumento usado para medir as dimensões lineares internas, externas e de profundidade entre dois lados simetricamente opostos de um objeto.
O nônio, que faz parte do paquímetro, é a parte do paquímetro cuja finalidade é proporcionar uma medida com uma resolução menor (mais precisa) do que a feita somente com a escala fixa.
Para fazermos medições, devemos primeiro medir o objeto na escala principal. Em seguida, devemos observá-las na escala do nônio, tendo em conta que a sua leitura depende do lugar onde mais coincide com a escala principal. Fig. 1 – Ilustração e legenda de um paquímetro
1: encostos, 2: orelhas, 3: haste de profundidade, 4: escala inferior (graduada em mm), 5: escala superior (graduada em polegadas), 6: nônio ou vernier inferior (mm), 7: nônio ou