Modelo de relatório
Esta seção deve ser iniciada respondendo qual foi o objetivo do experimento proposto e/ou o que foi aprendido com a realização do experimento. Por exemplo, para a prática do paquímetro o objetivo é aprender a realizar medições com o instrumento.
Você poderia iniciar o relatório específico para esta prática da seguinte maneira: “nesta prática experimental (aprendi, aprendemos, aprendeu-se) a manusear o paquímetro e a realizar a leitura de medições de grandezas físicas com este instrumento de medida”.
O segundo passo é responder, fundamentado em autores, qual a teoria física envolvida no experimento. Deve ser realizada uma breve descrição, porém, abrangendo toda a teoria envolvida.
Para o paquímetro, por exemplo, você poderia iniciar descrevendo o instrumento de medida: “Autor (ano) relata que o paquímetro é um instrumento utilizado para efetuar pequenas medidas de comprimento. As grandezas físicas medidas serão grandezas escalares e o processo de medição ocorre de forma direta. O instrumento dispõe de vários dispositivos, com suas respectivas funções, como segue: (a) vareta para medição de profundidade; (b) mandíbulas para medidas externas; (c) orelhas para medidas de cavidades e/ou medidas internas”.
“O paquímetro tem sua precisão formada pelo número de divisões de seu vernier. O “[...] vernier (ou nônio) é uma escala graduada móvel indexa a escala fixa” (AUTOR, ANO)”.
A precisão é encontrada pela razão entre a escala do instrumento de medida e o número de divisões do vernier e/ou nônio [equação 1]:
Precisão = menor unidade de medida da escala fixanúmero de divisões do vernier (equação 1)
De modo específico, para um paquímetro comum com um vernier de 20 divisões, sua precisão será dada por:
Precisão = 1mm20= 0,05mm
Em geral, a precisão do paquímetro vem gravada no instrumento, assim, manipulando a equação 1, é possível descobrir o número de divisões do vernier [equação 2]:
Número de divisões do vernier = menor unidade