paquimetro
ENGENHARIA CIVIL
FÍSICA I
Relatório: Paquímetro/Esfera
Salvador – BA
15 de maio de 2014
SUMÁRIO
1. OBJETIVO 03
2. INTRODUÇÃO TEÓRICA 04
3. MÉTODO EXPERIMENTAL 05
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO 06
5. CONCLUSÕES E SUGESTÕES 07
6. APLICAÇÕES NAS CIÊNCIAS E TECNOLOGIA 07
7. BIBLIOGRAFIA 08
1. Objetivo:
Este relatório tem como finalidade apresentar os experimentos com o uso do Paquímetro e da Esfera, em laboratório, pelos os alunos da disciplina Física I, do curso de Engenharia Civil.
O Paquímetro é um importante instrumento do ramo das engenharias que é adequado para medir dimensões bem pequenas. Neste experimento, foi realizada a medição de uma pequena esfera, bola de gude, com o uso deste instrumento, o paquímetro. Que houve a comprovação da sua estrutura deformada, através de suas medidas irregulares, na qual não é aparente a olho nu.
O objetivo do experimento era:
- Obter o valor mais aproximado das medidas do objeto fornecido, Esfera (bola de gude).
- Obter a medida mais precisa possível.
- Encontrar o desvio das medidas obtidas em laboratório.
2. Introdução Teórica
O Paquímetro é um instrumento usado para medir as dimensões lineares internas, externas e de profundidade de uma peça. Consiste em uma régua graduada, com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor. Ele mede a distância entre dois lados simetricamente opostos de um objeto.
1.0. O Paquímetro é composto por: Encostos, orelhas, haste de profundidade, escala inferior (graduada em cm), escala superior (graduada em polegadas), nônio ou vernier inferior (cm), nônio ou vernier superior (polegada) e trava.
A Esfera é o único sólido em que todos os seus pontos estão à mesma distancia de seu centro, ou seja, a sua superfície é totalmente fechada.
O paquímetro foi utilizado,