EXPERIMENTO DE TRANSPIRAÇÃO
1404 palavras
6 páginas
INTRODUÇÃO De toda a água absorvida pelo sistema radicular apenas uma pequena fracção fica retida na planta. A maior parte é evaporada pela parte aérea para o ar circundante.A transpiração dos vegetais consiste na eliminação de água na forma de vapor para o meio ambiente. A transpiração nas plantas pode ser cuticular, lenticular e estomática (Salisbury & Ross, 1992). A primeira é uma interface líquido-vapor na qual ocorre a evaporação, as outras duas são uma via estrutural para o movimento do vapor que existe entre um espaço já preenchido com vapor de água e a atmosfera. Esta transpiração ocorre principalmente através das folhas, que é a principal superfície de contato do vegetal com o ambiente, por meio da cuticula epidérmica e principalmente dos estômatos. A transpiração estomática é um processo fisológico, uma vez que o mecanismo de abertura e fechamento dos estômatos pode ser regulado. Já a transpiração cuticular é um processo puramente físico de evaporação: não é regulada e ocorre de forma lenta e constante na planta.
O fenômeno da transpiração é fundamental para a vida do vegetal, mas deve ocorrer de modo a permitir a sobrevivência do mesmo, pois o excesso de perda d"água na forma de vapor pela transpiração pode levar à morte do vegetal, especialmente em regiões quentes e secas. Mas possibilita ao vegetal principalmente nos dias quentes, a manutenção de temperaturas compativeis com um desempenho fisiológico adequado.
Além disso, quando os estômatos se abrem e permitem a saída de água, o gás carbônico atmosférico penetra, por difusão, no interior das folhas, suprindo o vegetal desta fonte de carbono necessária para a fotossíntese.
A transpiração, por fim aha-se estreitamente associada com a absorção e o transporte de seiva bruta, nas condições em que ela se desloca pelo corpo vegetal em estado de tensão.
OBJETIVO GERAL Observar e descrever a transpiração das plantas
OBJETIVO ESPECIFICO
Observar o processo de transpiração