serviço social
Direitos humanos são direitos e liberdades a que todos têm direito, não importa quem sejam nem onde vivam. Para viver com dignidade, os seres humanos têm o direito de viver com liberdade, segurança e um padrão de vida decente.
Os direitos humanos não precisam ser conquistados – eles já pertencem a cada um de nós, simplesmente por sermos seres humanos. Não podem ser retirados de nós – ninguém tem o direito de privar qualquer pessoa de seus direitos.
Os direitos humanos são protegidos sob o direito internacional, fundamentados na Declaração Universal dos Direitos Humanos. A Declaração expressa a busca pela dignidade humana e faz os governos se comprometerem com a defesa dos direitos humanos de todos. Nos mais diferentes lugares do planeta, as pessoas seguem lutando para que essa promessa se torne realidade.
Os direitos humanos incluem o direito à vida e à liberdade, à liberdade de opinião e de expressão, o direito ao trabalho e à educação, entre e muitos outros. Todos merecem estes direitos, sem discriminação.
Tratados e outras modalidades do Direito costumam servir para proteger formalmente os direitos de indivíduos contra ações ou abandono dos governos, que interferem no desfrute de seus direitos humanos.
PONTOS POSITIVOS
Autoconhecimento
Possibilidade de conhecer melhor a história do outro (colega, líder, amigo ou familiar);
Poder falar abertamente sobre seus sentimentos, emoções e comportamentos;
Melhoria dos relacionamentos interpessoais;
Abrir-se para ajudar o outro e ser ajudado por este;
Aprender a honrar e respeitar a própria história e a do outro;
Desenvolvimento de visão e compreensão sistêmica;
Aprender a ouvir na essência;
PONTOS NEGATIVOS
Pessoas tímidas podem bloquear-se por medo de falar em público;
Incompatibilidades entre as pessoas do grupo podem gerar negação ao processo;
Dependendo da maturidade do grupo, problemas interpessoais podem ser potencializados;
Desconfiança em relação aos participantes