Experimento Copo Ford
TRABALHO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS
EXPERIMENTO DO COPO FORD
CAMPO GRANDE – MS
2013
Experimento do Copo Ford
Procedimento Operacional Padrão
Trabalho desenvolvido durante a disciplina de Ciência e Tecnologia dos Materiais, sendo realizado o experimento do copo Ford da semana de 25 de março a 01 de abril, como parte da avaliação referente a N1 do 3ª semestre de Engenharia Civil. Professor: Jorge Menezes
CAMPO GRANDE – MS
2013
Resumo
Este relatório destaca a importância do procedimento operacional padrão na realização do experimento do copo Ford sendo realizado em aula prática pela turma N33 de Engenharia Civil em 25 de março. Definir uma sugestão de um procedimento operacional padrão (POP) para a determinação da viscosidade de líquidos ou fluidos, através da determinação do tempo de escoamento no copo Ford, possibilitando a avaliação e o controle de qualidade de produtos com a mesma composição.
1. Introdução
A viscosidade é uma das variáveis que caracteriza reologicamente uma substância. Num sentido amplo, entende-se por propriedade reológica aquela que especifica a deformação ou taxa de deformação que uma substância apresenta quando sujeita a uma tensão. Dependendo do comportamento reológico da substância pode-se classificá-la em puramente viscosa ou elástica.
No mundo atual cresce muito a área científica e tecnológica tendo grande importância a realização de experimentos e testes laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos, inovação no mercado e aperfeiçoamento de materiais já existentes. Portanto, no experimento realizado em sala de aula surgiu a necessidade de aperfeiçoar o nosso experimento do copo Ford e sugerir um procedimento operacional para obter resultados mais concisos e apresentando um padrão de qualidade.
Definir o procedimento para a